quinta-feira, 17 de outubro de 2013

PRONATEC CULTURAL EM UBERABA - INSCRIÇÕES ABERTAS PARA DIVERSOS CURSOS

Estão abertas as inscrições para três cursos da área da cultura, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego da Cultura (Pronatec da Cultura). Coordenado pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), a ação faz parte do Plano Estratégico do MinC e será realizado em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e a Fundação Cultural de Uberaba.

Os interessados devem procurar a Fundação Cultural para realizar a pré-matrícula, que deve ser efetuada definitivamente no Cefores, no prédio da UFTM, na praça do Mercado. A Fundação Cultural está ofertando os cursos dentro do eixo Produção Cultural e Desing.
 
Os cursos serão realizados na  Escola Municipal Frei Eugênio ou na Escola Uberaba, região central da cidade para facilitar o acesso dos interessados em participar dos cursos.
 
As inscrições estão abertas para os cursos de Agente Cultural; assistente de Produção Cultural e Iluminador Cênico

Os interessados em fazer a matrícula devem enviar o número do RG e do CPF, endereço, data de nascimento nesta semana, até o dia 18/10/2013 para a Fundação Cultural de Uberaba - (34) 3331-9200 - Jornalista Graça Salvador. Após realizada a pré-matrícula, o interessado deve ir até o Cefores, na praça do Mercado, no prédio da UFTM, para efetuar a matrícula. A intenção é fechar as turmas nesta semana e iniciar o curso na próxima semana.
 
Os cursos presenciais de formação inicial continuada (FIC) serão gratuitos, com 160 horas de duração. Os alunos recebem, após o início do curso, o chamado auxílio estudantil para custear lanche e transporte, de modo a viabilizar a participação no curso.

Agente Cultural 
Fomenta o resgate de conhecimentos e saberes culturais locais, criando espaços para divulgação e valorização da comunidade, como forma de reafirmação da cultura local, valorização dos saberes e garantia de trabalho e renda para as famílias.
Carga Horária: 160 horas Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Assistente de Produção Cultural
Auxilia na implementação de projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia.
Carga Horária: 160 horas Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto
 
Iluminador Cênico
Executa projetos de iluminação cênica, para teatros e demais espaços culturais, incluindo áreas internas e externas.
Carga Horária: 160 horas Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo
Fonte: Fundação Cultural de Uberaba
           Jornalista Maria das Graças Salvador