quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CONFERENCIA LIVRE PARA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO E CULTURA DIGITAL


O Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria de Políticas Culturais, abre no espaço virtual um diálogo com a sociedade civil, por meio da Conferência Livre para a Democratização da Comunicação e Cultura Digital.

A plataforma da Conferência Livre tem como objetivo subsidiar as conferências estaduais de cultura para a construção de políticas de comunicação e cultura digital alinhadas ao Plano Nacional de Cultura, em especial à  meta 45 e ao Programa Comunica Diversidade.

Ela  permitirá que cada unidade da federação se posicione sobre suas 12 ações prioritárias sobre o tema da Comunicação e Cultura Digital, além de possibilitar a extração dos resultados por estado, o que propiciará aos delegados que deem seguimento a pauta nas conferências estaduais ou distrital.

Nesta plataforma serão disponibilizadas, durante um período de 45 dias, 189 propostas de ações do Programa Comunica Diversidade para avaliação da sociedade civil. Estas 189 ações foram construídas, ao longo de meses, contando com a participação de diversas unidades do Ministério da Cultura e suas instituições vinculadas, por meio de um Grupo de Trabalho. A sociedade civil também contribuiu para o processo durante o Seminário e Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas para Cultura e Comunicação, ocorrido em 2012.

O tema, Democratização da Comunicação e da Cultura Digital estará presente na III Conferência Nacional de Cultura (CNC), que será realizada de 26 a 29 de novembro em Brasília, e está inserido no Eixo II, que discutirá a Produção Simbólica e a Diversidade, e terá como foco o fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial.

A III Conferência Nacional de Cultura terá como tema central Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura e, além da implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) em todo o país, discutirá a cultura e o desenvolvimento econômico, a cidadania e os direitos culturais, a diversidade cultural e a produção simbólica, a comunicação e a cultura digital, dentre outros temas.

Mais informações clique AQUI