quarta-feira, 7 de agosto de 2013

EDITAL FUNARTE DE OCUPAÇÃO DOS CEUs DAS ARTES

O Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes – Funarte lançam, em agosto, o Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes, O programa promoverá a seleção de 80 projetos. Eles ocuparão os Centros de Artes e de Esportes Unificados, distribuídos em todas as regiões do país. O anúncio do lançamento será no dia 5 de agosto, segunda-feira, no CEU do Município de Matão (SP).

Cada proposta contemplada no edital receberá R$ 100 mil, para um período de ocupação de seis meses. Poderão se inscrever no processo seletivo pessoas jurídicas, cujos projetos envolvam pelo menos duas linguagens artísticas, sendo estas: dança, circo, música, teatro, artes visuais, literatura e arte digital; ou propostas de artes integradas. Em 2013, serão contemplados 27 iniciativas e, a partir de 2014, outras 53. Os projetos poderão incluir apresentações cênicas e/ou musicais; programações ligadas ao estímulo à leitura; mostras de artes visuais; oficinas de capacitação artística e técnica; residências artísticas; além de seminários, encontros e debates. Além disso, as atividades devem ser realizadas por artistas, grupos, oficineiros ou mestres locais.

A função dos CEUs é integrar, num mesmo espaço programas e ações culturais; práticas esportivas e de lazer; atividades dirigidas à formação e à qualificação para o mercado de trabalho; serviços socio-assistenciais; ações relacionadas a políticas de prevenção à violência e de inclusão digital; para cumprir, assim, a missão de promover a cidadania, em áreas de alta vulnerabilidade social, nas cidades.

O total investido pelo MinC no Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes é de R$ 3 milhões, em 2013. Com a iniciativa, o Ministério e a Fundação objetivam contribuir para o fortalecimento da diversidade cultural e artística; colaborar na ampliação do acesso aos bens e serviços culturais; e estimular a dinamização da produção artística, em todo o país.

Mais informações em www.ceus.cultura.gov.br e em www.funarte.gov.br

Fonte: FUNART