terça-feira, 9 de julho de 2013

LIVRO DE GRAÇA NA PRAÇA - UBERABA

Os escritores podem se inscrever até o dia 15 de julho no concurso literário “Livro de Graça na Praça”, organizado pela coordenação do projeto, com apoio da Fundação Cultural de Uberaba e da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Três contos serão selecionados e publicados e os vencedores participarão do “Livro de Graça na Praça”, que será realizado em outubro. As inscrições são gratuitas.

Os interessados devem enviar o texto original, com os dados pessoais, para o endereço eletrônico livrodegracanapraca.uberaba@gmail.com, em arquivos word, até o dia 15 de julho. No campo assunto os interessados devem colocar “I Concurso Livro de Graça na Praça – Uberaba”. As informações completas e regulamento podem ser obtidos no endereço http://uberaba.lgpbrasil.com.

O concurso literário tem como tema “Uberaba”; obra literária (conto) sobre a cidade de Uberaba, ou utilizando o termo “Uberaba” como assunto, personagem, ambientação, referência ou inspiração principal para o conto.

Para participar, os escritores precisam enviar contos que não tenham sido publicados ou divulgados anteriormente. O material será analisado por profissionais ligados à literatura e à coordenação do projeto, com apoio da Academia de Letras, observando os critérios de objetividade, clareza e originalidade. Cada candidato poderá participar enviando até dois contos para avaliação, no entanto, apenas um será selecionado.

O livro será publicado e distribuído gratuitamente, em praça pública, e o evento realizado através dos mecanismos de incentivo fiscal da lei Rouanet e patrocínio da Oi, com 20 contos, sendo 17 de autores convidados e três contos dos vencedores do concurso.

O Livro de Graça na Praça é um evento literário com lançamento de concurso para seleção dos autores, edição e publicação de obra original para cada cidade contemplada e distribuição gratuita dos livros em praça pública, com a presença da população local e dos autores.

O projeto foi idealizado pelo professor de literatura José Mauro da Costa em Belo Horizonte em 2003, através de lei estadual de incentivo à cultura e recentemente o Ministério da Cultura aprovou a realização do evento em cidades mineiras e brasileiras. Uberaba entrou no circuito.

Fonte: Fundação Cultural de Uberaba