sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PROGRAMA BRASIL VOLUNTÁRIO - FAÇA SUA INSCRIÇÃO



A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou na manhã desta terça-feira (22), em Brasília,  do lançamento do programa do Governo Federal, Brasil Voluntário. Nesta etapa serão selecionados e formados cidadãos brasileiros que desejarem colaborar com informações aos turistas, durante a Copa das Confederações, que acontece em junho deste ano. Posteriormente, o programa será estendido à recepção dos visitantes que vierem ao país para a Copa do Mundo de 2014.
A ministra parabenizou a iniciativa e classificou o trabalho dos voluntários como “fundamental para a realização desses grandes eventos”. Para Marta, a presença dos voluntários em locais como aeroportos, centros de informação turística, próximos aos estádios, colaborando com a organização e trazendo um contato entre os turistas e o povo brasileiro faz uma diferença enorme, porque “cria uma conexão com o país, como em conversas nas quais a pessoa descobre o que não está apenas nos livros”, ressaltou.



O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também presente, destacou esta característica em sua fala. “O programa quer assegurar um ambiente de recepção durante a celebração de um momento importante”, comentou. Ao todo serão 12 mil pessoas selecionadas, sendo que aproximadamente 5 mil delas para as apresentações artísticas da abertura e do encerramento do evento e as demais para funções de orientação aos turistas.



Participação do MinC


O Ministério da Cultura (MinC) participará do programa através da mobilização de artistas voluntários nas suas redes, escolas de dança, teatro, pontos de cultura, escolas livres, entre outros, além de fornecer conteúdos culturais para a formação do voluntariado. Este material visa compor um dos 6 módulos do curso História e Cultura do Brasil, Destinos Turísticos e Oportunidades, que será aplicado aos selecionados.



Para saber mais sobre o Programa Brasil Voluntário e fazer as inscrições, acesse o site do programa.



(Texto: Lara Aliano, Ascom/MinC)

(Fotos: Elisabete Alves)