quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CONCURSO INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA RED BULL ILLUME 2013




Considerado o maior concurso mundial de fotos de ação e aventura, o Red Bull Illume é realizado desde 2007 e está em sua terceira edição



Estão abertas, até dia 30 de abril de 2013, as inscrições para o Red Bull Illume - um dos mais importantes concursos internacionais de fotografia na área de esportes e aventuras. Fotógrafos do mundo inteiro podem participar através do site redbullillume.com



Esta já é a terceira edição do concurso que é realizado desde 2007. O Red Bull Illume é dividido em 10 categorias, com um vencedor para cada uma delas, além de um vencedor geral (overwall winner). Uma vez encerrada a fase de inscrições, o concurso é dividido em duas fases:



Fase 1: Pré-seleção feita pela equipe do Red Bull Illume que resultará em 250 imagens escolhidas - 25 por categoria. Estas imagens serão analisadas por um time de jurados formado por 50 profissionais da área - de diferentes países - que definem 50 finalistas, ou seja, cinco finalistas por categoria.



Fase 2: Cada jurado vota em 1 dos cinco finalistas por categoria. Os mais votados de cada categoria vencem. Além disso, cada jurado também vota na imagem que merece o prêmio geral (overwall winner). Vale lembrar que, durante o processo de votação, os jurados tem acesso apenas à imagem, sem qualquer referência dos profissionais que realizaram a foto.



Há ainda mais dois prêmios especiais: o People´s Choice - votação popular a partir dos 50 finalistas - e o Athlete´s Choice - atletas de alta performance, de diferentes modalidades, também escolhem, cada, a sua imagem preferida entre os 50 finalistas.


Entre os juízes participantes estão dois brasileiros: Sérgio Branco, editor-chefe da revista Fotografe Melhor e José Pequeno dos Anjos Neto, diretor de criação da revista GQ - Brasil. Fazem parte ainda do time de jurados nomes como Kim Scott-Clark, editor de imagem do Daily Mail (Inglaterra); Jym Wilson, editor senior de fotografia do USA Today, Richard Brooks, diretor de fotografia da AFP (Ásia); Steve Fine, diretor de fotografia da Sports Illustrated, entre outros.



Em 2010, a cerimônia que anunciou os vencedores foi realizada em Dublin no pátio do Trinity College, conhecido ponto turístico e histórico da cidade, que abrigou ainda uma exposição geral com as fotos selecionadas do 50 finalistas -após passar pela Irlanda, a exposição visitou outros países.



O concurso conta a parceria da Leica, broncolor e Sun-Sniper. O campeão geral ganhará uma câmera Leica S, e os campeões de cada categoria recebem uma Leica X2. As premiações incluem ainda outros itens de equipamento fotográfico das marcas broncolor e Sun-Sniper.



Mais informações sobre o concurso em:

www.redbullillume.com

Facebook.com/redbullillume

Twitter.com/redbullillume

-----------------------------------------------------------

Quem são os juízes brasileiros que participam do Red Bull Illume:



Nome: Sérgio Branco

O que faz: Diretor de Redação

Veículo: Revista Fotografe Melhor

Há quantos anos nesta função: 12 anos



Fale sobre sua história profissional - Como foi seu caminho até chegar onde está? Sérgio Branco: Tenho 52 anos e sou jornalista há 32 anos. Desde 2001 sou editor da revista Fotografe Melhor, a mais destacada publicação de fotografia na América do Sul. Também sou fotógrafo e iniciei aos 17 anos.



Como é seu dia-a-dia como editor? SB: Ver muitas fotos, pensar em pautas, ler reportagens sobre técnica fotogrática, fotógrafos, equipamentos fotográficos e curiosidades do segmento, fazer contatos e dirigir a equipe. Fotografe Melhor tem como missão ser uma revista de variedades dentro do segmento de fotografia. E isso envolve muito trabalho.



O que faz uma grande foto? SB: É algo complexo. Depende da fotografia. Em fotojornalismo, pode ser o momento decisivo defendido por Cartier-Bresson. Em natureza, pode ser a resultado de uma espera de anos. Em moda, pode ser uma luz especial ou uma locação inesperada. Há muitas grandes fotografias que são feitas de formas muito diferentes. Para todos, o que a torna grande é ser admirada pelo mundo afora.



Você é um entusiasta de algum tipo específico de fotografia? SB: Todos os estilos me encantam. E como diretor de uma revista especializada em fotografia aprendi que todos os setores podem produzir uma grande foto.



Tem algum interesse pessoal em fotos de ação e aventura? SB: Sim, como jornalista de jornal diário, no começo da carreira, cobri muitos esportes, inclusive os de ação. Sou apaixonado por esportes em geral.



Vê alguma nova tendência na fotografia em termos de novas técnicas e estilo? SB: O que vejo de tendência, como a chegada das cãmeras HDSLR (câmeras que filmam) é que fotografia e vídeo com linguagem de cinema estão cada mais mais próximos. No futuro, pode haver uma mistura criativa de imagem estática e imagem em movimento.



Alguma dica para os fotógrafos que queiram participar do concurso? SB: Conhecimento sobre o assunto que será fotografado, criatividade e atenção ao momento decisivo. Sem isso não há como fazer grandes fotos de esportes de ação.

-----------------------------------

Nome : José Pequeno dos Anjos Neto

O que faz: Diretor de Criação

Veículo: Revista GQ - Brasil

Há quantos anos nesta função: 01 ano



Fale sobre sua história profissional - Como foi seu caminho até chegar onde está? José Pequeno: Sou formado em Artes Graficas e, pelo que me recordo, comecei a folhear - e depois a ler - quadrinhos, jornais e revistas muito cedo. Tenho muito interesse por arte em geral e um carinho muito grande com a fotografia. Comecei a trabalhar com impressos e logo migrei para as revistas. Primeiro como assistente e chefe de arte e depois como diretor de arte: HOMEM VOGUE, CASA VOGUE e finalmente VOGUE BR. Fui também diretor de arte de CLAUDIA e antes de vir para a Globo Condé Nast, como Diretor de Criação da GQ - BR, desenhei e dirigi o departamento de arte das revistas QUEM, FANTÁSTICO e ÉPOCA NEGÓCIOS, todas da Editora Globo.



Como é seu dia-a-dia como editor? JP: Ajudar, traduzir e contar uma boa história em uma ou mais imagens, trabalhando junto com as editorias de fotografia, texto e arte da revista. Trocando ideias com fotógrafos e outros colaboradores para que isso aconteça da melhor maneira.



O que faz uma grande foto? JP: Imaginação, criatividade



Você é um entusiasta de algum tipo específico de fotografia? JP: Portrait, Fotojornalismo, Moda



Vê alguma nova tendência na fotografia em termos de novas técnicas e estilo? JP: As câmeras de alta definição estão revolucionando a maneira como se capta, se edita e se vê as imagens. Estamos evoluindo rápida e criativamente. Entramos em uma nova era da imagem, onde tudo será e também já é possível. Os novos formatos e novas mídias, sem dúvida, estão ajudando essa evolução.



Alguma dica para os fotógrafos que queiram participar do concurso? JP: Elegância, simplicidade, grafismo e dramaticidade.



Assessoria de Imprensa:

Ian Sena - ian.sena@approach.com.br (21) 3461-4616 Ramal 157