terça-feira, 2 de outubro de 2012

Edital Vivajovem.com recebe inscrições até 11 de novembro



O projeto Vivajovem.com é uma iniciativa do Ministério da Saúde, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes - UNODC, e conta também com a parceria do Ministério da Cultura, por meio de sua Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural - SCDC/MinC. O projeto busca articular e fomentar ações intra e   intersetoriais que integrem a Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens, o Plano de Enfrentamento ao Crack, Álcool e outras Drogas, as Políticas de Redução da Morbimortalidade por Violências e Acidentes e de Promoção da Saúde e o Plano de Enfrentamento à Mortalidade da Juventude Negra.

O Vivajovem.com tem como princípio a participação e o protagonismo juvenil como ferramentas estratégicas para a produção de saúde, com o fortalecimento e a construção da autonomia e de projetos de vida, baseados no exercício da cidadania.

O protagonismo dos jovens pode criar espaços privilegiadospara o posicionamento criativo e participação construtiva. Responsáveis e atuantes no meio social, junto aos pares e à comunidade, naescola e em outros ambientes de encontro, os adolescentes e jovens podem exercitar sua cidadania, seu direito à participação, sua assertividadee solidariedade, com a promoção do cuidado de si e dos outros.

Nesse sentido, o Vivajovem.com tem por objetivo apoiar equalificar projetos de intervenção e capacitação voltadas à juventude, para a formação de multiplicadores - jovens promotores de saúde - eque estes, a partir da interação com a comunidade e com as escolas, possam criar mecanismos de integração de adolescentes e jovens comos serviços de saúde e outras políticas públicas.

O Ministério da Saúde e seus parceiros, por meio do Vivajovem.com, pretende formar uma rede virtual entre os proponentes e os jovens beneficiados pelos projetos para o intercâmbio de experiências e conhecimentos, bem como para a divulgação de boas práticas de promoção da saúde de adolescentes e jovens. 



Diário Oficial da União Nº 188, quinta-feira, 27 de setembro de 2012 - ISSN 1677-7069- 

PÁGINAS 95 Á 99



Prazo: Edital Vivajovem.com recebe inscrições até 11 de novembro